© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Steak tartare com batatinha rústica

16.07.2017

Adoro steak tartare e estava louca para tentar fazer em casa! Recentemente fomos almoçar no Windhuk, um restaurante alemão que adoro e faz o melhor steak tartare que já comi. Lá, o prato é preparado na mesa pelo garçon, que mistura todos os ingredientes na sua frente. Prestei bastante atenção na preparação e nos ingredientes dessa última vez para tentar fazer em casa!

 

Vamos lá, começando pelos ingredientes. Foi tudo no olhômetro, mas deu certo - porção para aproximadamente 5 pessoas:

 

- 900gr de carne - a receita pede uma carne bem cortadinha na ponta da faca. Não fiz assim, já comprei a carne fresca moída duas vezes - fiz com coxão mole. Pode ser patinho também, mas não tinha e os rapazes do açougue me disseram que funcionaria com coxão mole, e realmente funcionou.

- Aproximadamente 2 cebolas pequenas bem picadas (o menor que conseguir!)

- Aproximadamente de 8 a 10 pepinos em conserva bem picados.

- Alcaparra picada (cerca de 1/3 de um vidrinho)

- 1 gema de ovo crua

- 2 colheres de sopa cheias de mostarda dijon

- 1 colher rasa de sobremesa de páprica picante

 

No olhômetro ainda acrescentei:

 

- Azeite (bastante!)

- Vinagre

- Tabasco

- Pimenta do reino

- Molho inglês (bastante!)

 

O pré-preparo é bem simples, basta deixar a cebola, o pepino em conserva e as alcaparras bem picadas. Com isso pronto, o preparo é só na hora de servir: misture bastante todos os ingredientes e sirva! Eu misturei com uma luva descartável de cozinha, foi bem fácil dessa forma.

 

 Para acompanhar, fiz uma batatinha rústica que aprendi no programa da Rita Lobo e é muito gostosa, sempre dá certo e fácil de fazer:

 

Para qualquer quantidade de batata (eu gosto de fazer com aquela aperitivo, bolinha!), lave-as bem e as corte como se fosse uma batatinha Ruffles (só que mais grossa - vide foto). Coloque em uma panela com água e acenda o fogo. Quando a água começar a ferver, conte 6 minutos. Desligue o fogo, escorra a água, disponha as batatinhas em uma assadeira e regue com bastante azeite, sal, alecrim e algumas cabeças de alho espalhados (com casca mesmo). Asse por 50 minutos a 200ºC. Fica uma delícia e super crocante!

 

Na hora de servir, usei um molde para o tartare e dispus as batatinhas como acompanhamento! Bon appetit!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload