© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Risotto!

29.12.2017

Risotto é um clássico, e acho que foi uma das primeiras receitas que nós nos aventuramos a fazer na cozinha, apesar do Murillo não ser muito fã. Eu amo! 

 

A receita é de uma grande amiga, que cozinha muito e me mandou há alguns anos a receita a seguir, que rende 2 porções.

 

Ingredientes:

 

♥ 1 1/2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli (normalmente se mede 1/2 xícara de arroz por pessoa, a meia xícara adicional é para fazer duas porções bem servidas com direito a repeteco! rsrsrs)

♥ 1 xícara de vinho branco tinto seco (uso sempre o velho e bom Chalise)

♥ 1/3 de cebola picada

♥ 2 tabletes de caldo de galinha/legumes/carne dissolvido em 1 litro de água (ou 1 litro de caldo feito em casa, que é o ideal mas né... quem tem tempo de fazer?)

♥ Manteiga e azeite

♥ 1 pote de queijo ralado (desde que um saquinho de queijo ralado estragou minha receita, só uso aquele parmesão ralado em pote que vende em alguns mercados).

 

OBS: não uso sal, porque acho que o parmesão já salga!

Aqui na foto, o mise en place do risotto que fiz outro dia, de brie, rúcula e parma crisp!

 

Primeiro, prepare o caldo (dissolvendo o sachet ou o tablete em 1 litro de água) e deixe quente, em fogo baixo.

Em uma segunda panela, refogue a cebola com o azeite. Quando ela dourar, coloque o arroz e refogue por cerca de 2 minutos, depois acrescente o vinho e abaixe o fogo.

Mexa até reduzir o vinho. Então, acrescente 1 xícara do caldo. Sem parar de mexer, quando o arroz absorver o caldo, acrescente mais uma xícara, e de novo sucessivamente! Vá aos poucos provando para sentir o ponto do arroz, que tem que ser servido al dente.

 

Agora a dica: quando achar que já está quase no ponto, acrescente o parmesão, uma colher de manteiga e os ingredientes escolhidos, que no caso foi o brie (pois a rúcula e o parma crisp eu coloquei só por cima na finalização do prato - rúcula já estava lavada e picada, e o parma também já pronto). Outras ideias de sabores: funghi, shimeji, camarão e aspargos, alcachofra. O de limão siciliano fica delicioso também, basta acrescentar o suco de 2 limões ao caldo!

Dica para fazer o parma crisp que achei na internet e dá super certo: em uma assadeira, disponha os presuntos parma e coloque uma outra assadeira pesada (eu fiz com uma de vidro) por cima deles, e leve ao forno a 200º por uns 18 minutos. Isso vai fazer com que ele fique bem crocante, mas fique retinho, sem entortar. Já fiz algumas vezes no microondas também: basta colocar o parma em cima de um prato com papel toalha, mas aí ele esturrica e fica tortinho.

 

Fácil e rápido, é uma receita ótima para receber os amigos em casa!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload