© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Visita guiada à Aparecida

07.03.2018

Neste final de semana estivemos em Aparecida para um passeio diferente: fazer a visita noturna guiada à Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Basílica é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro (Vaticano!). Em 2017, ano comemorativo dos 300 anos do encontro da imagem, a Basílica recebeu número recorde de fiéis: 13 milhões! No entanto, essa visita noturna ainda é desconhecida para muitos, por isso vim falar sobre ela no blog, pois é imperdível!

 

Nós fomos com um casal de amigos na sexta após o almoço e retornamos no final da tarde de sábado. O nosso principal objetivo era fazer a visita guiada, que ocorre de segunda a sexta às 19h, exclusivamente aos hóspedes do Hotel Rainha do Brasil e Pousada do Bom Jesus - que são os hotéis da Diocese na cidade. Nós nos hospedamos na Pousada do Bom Jesus, um edifício centenário, extremamente bem conservado, acomodação oficial do Papa quando em visita - já hospedou Papa Francisco, Bento XVI, São João Paulo II, e até Madre Paulina. A pousada conta com restaurante (e tem a opção de regime de café, meia pensão ou pensão completa), uma capela e um seminário em funcionamento, além de fornecer transporte em van para o Santuário e também cartão de passe livre ao estacionamento.

 

Algumas fotos da Pousada do Bom Jesus:

 Nosso quarto (enorme, adoro!):

 

A visita guiada foi maravilhosa. Às 19h, hora de início da visita, o número de visitantes cai drasticamente e temos o Santuário praticamente vazio e muito silencioso, o ambiente perfeito para caminhar apreciando as obras de arte com toda a explicação dada pela guia. Falando na guia, tivemos o prazer de ter a Zenilda como nossa guia, ela é a responsável por esse projeto da visitação noturna e conviveu por mais de 10 anos com o Cláudio Pastro, artista plástico sacro responsável pelas obras da Basílica, e nos conta ao longo do percurso (que dura aproximadamente duas horas) todos os detalhes e segredos das obras e da arquitetura do local.  A visita termina na Capela do Santíssimo, todos do grupo de mãos dadas rezando um Pai Nosso e uma Ave Maria.

 

Algumas fotos de nosso passeio e da Basílica:

 Nossa guia Zenilda falando sobre a porta principal do Santuário. 

 

Após a visita, retornamos ao hotel e jantamos lá mesmo (vejam que lindo ele estava iluminado, quando retornamos).

No dia seguinte, fizemos o checkout e fomos para a Basílica novamente, percorremos a passarela e chegamos até a Igreja antiga (belíssima), onde a imagem da Santa ficou por alguns anos após ser encontrada. Voltamos para a Basílica maior, assistimos à missa das 12h e subimos até a cúpula. A "subida" é feita de elevador (R$ 10,00 por pessoa), e lá em cima encontramos uma espécie de museu, com informações sobre a cúpula e sobre a construção e arquitetura da Basílica, além do visual aéreo da igreja, um espetáculo.

Saímos de lá por volta das 14h e almoçamos em um restaurante em Quiririm, distrito vizinho à Taubaté que têm vários restaurantes charmosos para almoçar!

 

Espero que tenham gostado, nós adoramos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload