© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Casa Barbara - Casa Particular em Havana

16.08.2018

Hoje vou contar para vocês sobre a nossa hospedagem em Havana!

 

Quem organizou nossa hospedagem e também nos ajudou com a programação na cidade foi minha amiga e seu marido, que é cubano. Nós nos hospedamos na casa da mãe dele, que tem em sua casa dois quartos para hospedar turistas - em um quarto ficamos nós e no outro os pais da minha amiga - dividimos com eles apenas o banheiro. Na casa também estavam hospedados os noivos (eles hoje moram na Suíça e portanto também estavam de visita) e a dona da casa, claro.

 

Havana tem basicamente três opções de hospedagem: hotéis, apartamentos no Airbnb e casas particulares - a opção mais típica de Cuba. Basicamente, você se hospeda na casa de uma família cubana, porém o esquema é mais bem organizado do que parece: a casa precisa de autorização do governo para receber os turistas e para isso os quartos têm de contar com infra-estrutura básica, além de muitas delas oferecerem café da manhã, pago a parte. Existe um símbolo na porta das casas que oferecem este tipo de acomodação, não tirei fotos, mas achei a imagem no Google. Andando pelo centro você vê muitas dessas plaquinhas indicando que alí há uma casa particular que aluga quartos para turistas:

Como não fomos nós que reservamos, não sei onde buscar as opções de casas particulares para ficar, mas já li que o Trip Advisor tem algumas opções. Vou deixar no final do post o contato da Barbara, dona da casa onde nós ficamos, caso alguém se interesse. OBS importante: esse tipo de hospedagem é MUITO comum por lá, não é algo "diferentão", é como grande parte dos turistas se hospeda, e é uma oportunidade única de vivenciar Cuba ficando em uma casa tipicamente cubana e convivendo com os cubanos, que são um povo maravilhoso.

 

LOCALIZAÇÃO - A Casa Barbara, apelido da nossa casa particular, fica super bem localizada, no bairro Habana Vieja, número 365 da Calle Empedrado (entre calle Havana e calle Compostela) - famosa por abrigar no número 207 a Bodeguita del Medio, bar/restaurante onde o escritor Hemingway costumava frequentar e onde servem o mojito mais famoso do mundo! A casa fica a uma distância caminhável de todos os principais pontos turísticos da cidade. Apenas para não ser pego de surpresa: há um lance de escada para subir, já que a casa fica no andar de cima de um sobrado!

ESTRUTURA - Os dois quartos estão localizados na frente da casa, com uma sacada compartilhada e vista para a rua. Um deles tem cama de casal e o que nós ficamos, duas camas de solteiro. Nosso quarto ainda tinha ar condicionado split, um armário, uma mini penteadeira, uma mesa de cabeceira e um móvel para apoiar a mala. As toalhas e roupa de cama são fornecidas - as camas são super confortáveis e o ar foi providencial - fazia muito calor na cidade! 

CAFÉ DA MANHÃ - O café da manhã é opcional, e nós tomamos todos os dias, uma delícia! A Bárbara tem uma moça que a ajuda a cuidar da casa, a Iuri, uma moça muito meiga que preparava nosso café da manhã, composto por: café, suco de goiaba (fruta muito popular em Cuba), salada de frutas, pão fatiado quentinho e manteiga.

NOSSA ANFITRIÃ - A Barbara, dona da casa, é o bônus da hospedagem. Cuida de tudo com muito carinho, e fez com que nossa estadia fosse super agradável. Conversamos bastante com ela (que trabalha como enfermeira em uma escola para filhos de expatriados) sobre tudo: sua vida, a cultura, a política, e conseguimos ter uma experiência bastante genuína ao nos hospedarmos em uma casa local, tendo contato próximo com pessoas locais.

 

Quem quiser hospedar-se lá, seguem os contatos abaixo. Ela também organiza o transfer, caso queiram:

Site (tem até site!): barbaritahouse.com

E-mail: jbarby51@Yahoo.Es

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload