© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Minitrekking Perito Moreno + passarelas e mirantes

06.09.2018

Nosso segundo passeio pela Patagônia foi o mais esperado: fazer um minitrekking sobre a geleira Perito Moreno, a mais famosa da região e vou contar tudo sobre esse passeio para vocês!

 

Logo cedo a van nos buscou no hotel e nos levou até um pequeno porto próximo a geleira, onde pegamos um barco que nos levou até bem próximos à base do glaciar (cerca de 15 minutos de navegação, foi só cruzar de uma margem a outra). Assim como no passeio do Ríos de Hielo, partimos quando estava tudo escuro e vimos o nascer do sol do barco, um visual lindo - e gelado! rsrsrsrs

Desembarcamos e seguimos caminhada até o que eles chamam de refúgio, uma área de camping com banheiros e mesas internas e externas, com vista para o glaciar. Nós deixamos nossas mochilas lá, fomos só com a câmera. Fomos divididos em pequenos grupos de cerca de 10 pessoas, cada grupo com dois guias, e caminhamos por umas passarelas até a base do glaciar, onde nos calçaram os grampones, que são acessórios que acoplam nas botas/tênis para caminhar sobre o gelo. Importante: para fazer esse passeio o ideal é usar botas impermeáveis, mas dá pra fazer de tênis também. Luvas são imprescindíveis.

Os guias então nos ensinaram como fazer para caminhar no gelo (tem que pisar bem forte para os grampones aderirem ao gelo!) e partimos para nossa caminhada - no começo é difícil, mas depois você se acostuma!

O trekking dura cerca de 40 minutos. Cada pequeno grupo conta com o suporte de dois guias, super habilidosos e experientes, que acompanham de perto o caminhar de todos - que é lento, já que o percurso é uma subida e na neve, então todos vão devagar, em fila indiana. Esse caminhar é um belo exercício para as pernas! O visual que se tem é impressionante, e por incrível que pareça não sentimos frio - o sol abriu e incusive um cuidado importante a se ter é levar óculos de sol e passar protetor solar no rosto, porque o gelo reflete muito.

Na descida, os grupos todos se juntam em uma base, ainda na neve, onde os guias nos serviram whisky com gelo retirado da geleira ali, na sua frente!

Brinde com whisky on the rocks - literalmente!

 

Na descida do glaciar, ainda fizemos uma parada em uma caverna de gelo - eu nem sabia que tais cavernas existiam, e não pude acreditar na beleza delas! Vejam os tons de azul, um negócio surreal!

Seguimos caminhada de volta ao refúgio, onde nos foi dado tempo para usar o banheiro e comer o lanche que havíamos trazido (eles deixaram disponível uma garrafa de café também - e apenas isso. Levem água na mochila!).

Nada mal a vista do nosso almoço!

 

Todo o grupo então retornou de barco até onde estavam as vans e fomos então para as passarelas do Glaciar Perito Moreno, que foi a cereja do bolo desse dia maravilhoso em contato com a natureza!

Minha irmã apontando o cantinho onde subimos no glaciar, já no barco de volta.

 

Chegamos então ao que mais esperávamos na viagem: passear pelas passarelas e mirantes do Perito Moreno, que funciona como as passarelas de Foz do Iguaçú, só que com geleiras! Existem vários circuitos, com diferentes durações e graus de dificuldade, devidamente sinalizados no mapa da entrada, que te brindam com vários ângulos desse glaciar super imponente, e o mais famoso da região - vocês vão ver nas fotos a seguir do que estou falando, é realmente de cair o queixo.

Tivemos 1 hora para percorrer as passarelas e optamos pelo circuito central. Essa estimativa de duração é para um ritmo lento, nós fizemos em pouco menos que uma hora, e ainda paramos para tirar várias fotos. E o que você vê nessas passarelas?

Pegamos até o momento da queda do desprendimento de um calota, que faz um barulho parecido com o de um trovão!

 

Esse passeio é imperdível! Se você tiver mais tempo na cidade, recomendo reservar um dia inteiro, ou meio dia, só para percorrer as passarelas do Perito Moreno, porque se pelas fotos é assim tão impressionante, ao vivo é mais ainda!

 

Depois da hora que nos foi dada, retornamos de van para nosso hotel, completamente extasiadas, foi um dia realmente incrível.

 

OBS importante: o passeio de minitrekking tem algumas restrições em relação a idade e estado de saúde, então confirme tudo isso antes de reservar!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload