© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round

SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

Please reload

FEED INSTAGRAM

Viajando de cruzeiro - minhas dicas!

18.10.2019

Sou super fã de cruzeiros, adoro a ideia de poder visitar vários lugares sem precisar me preocupar com deslocamento ou trocar de hotel, acho de verdade um estilo de férias ideal pra se desligar e curtir sem preocupações - fora que o visual em alto mar não tem igual!

 

Decidi fazer esse post para dar algumas dicas para tornar sua viagem de cruzeiro melhor - vou mesclar fotos da nossas última viagens de cruzeiro, em Agosto/2019 com a Royal Caribbean (post completo aqui!) e em Setembro/2016 com a Norwegian Cruise Line, em nossa Lua de Mel.

Está chegando a temporada de cruzeiros no Brasil, então pode ser que seja útil para quem vai em breve embarcar num navio nos próximos meses.

 

Chegue cedo!

 

Os navios costumam zarpar por volta das 16h, porém o embarque normalmente inicia por volta das 10h, 11h. Se programe para estar cedo no porto e embarcar o quanto antes: além de evitar imprevistos, você já almoça no navio, se ambienta com os espaços e dá início a sua viagem! Importante: as cabines são liberadas mais tarde, ou seja, não espere embarcar e ir pra cabine, você vai poder ficar pelo navio, mas não na cabine. As cabines são liberadas próximo ao horário de partida!

O porto de Miami é lindo, e tem um terminal para cada armadora, esse é o da Royal Caribbean.

Piscina vazia assim é só na primeira hora do embarque! É uma boa hora para tirar fotos, o navio está vazio.

 

Não se programe para voar no dia do embarque

 

Já falei disso no post do nosso cruzeiro, mas não custa repetir: não programe de voar no dia do embarque do navio. Convém se programar pra deixar dois dias de "folga" antes e depois do cruzeiro, para evitar imprevistos!

 

Reserve os passeios com antecedência

 

Os navios de cruzeiro oferecem uma quantidade enorme de passeios para você fazer nos portos de parada, e eles ficam todos disponíveis para reserva/compra no site das armadoras. Procure com antecedência criar um log in com os dados da sua reserva para ter acesso ao portal da cia marítima que você vai viajar e lá você pode, entre outras coisas, reservar os passeios.

 

Apesar das opções serem muitas, os passeios mais concorridos costumam esgotar antes mesmo de você embarcar no navio. Por isso, se tem algum passeio que você queira muito fazer, deixe reservado o quanto antes.

 

Passeios com a cia marítima ou por conta?

 

Tenha em mente que fazer passeios nos portos de parada por conta própria são realmente por sua conta e risco! Rsrsrsrs... Digo isso porque o navio não te espera em caso de atrasos. Se o horário do "todos a bordo" é 16h e você chegar às 16h10, você não embarca, a não ser que você esteja fazendo um tour organizado pelo próprio navio - aí sim ele espera você e todo o grupo.

 

Com isso em mente, pense bem se vale a pena contratar um passeio desvinculado ao navio (geralmente um tico mais baratos), pois imprevistos podem acontecer - imagina se o pneu da van que está te levando de volta ao navio fura no meio da estrada? Você não só perde o cruzeiro como tem que se virar pra voltar pra onde quer que você tenha embarcado... Eu já vi gente ficar em porto, não consigo imaginar a frustração...

 

Já tive as duas experiência, em 90% das vezes reservei passeios com a cia marítima, mas também já peguei uma vanzinha no porto para me levar para uma praia e me trazer de volta depois, por minha conta e risco. Era uma parada longa e me programei pra voltar tipo 3 horas antes do horário de partida do navio, para conseguir curtir sem neuras, e deu tudo certo.

Van que pegamos em Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas.

 

Outra coisa: atenção ao fuso horário - imagina perder o navio porque você não ajustou seu relógio ao chegar no porto de parada?

 

Pacote de bebidas - fazer ou não? Eis a questão!

 

As empresas de cruzeiros costumam oferecer pacotes de bebidas alcoólicas, cobrados por dia por ocupante de cabine, para fazer um upgrade no seu cruzeiro, que passa de pensão completa para all inclusive!

Em 2016, curtindo o pacote de bebidas da Norwegian já na saída do porto, foi uma delícia!

 

Algumas cias oferecem esse benefício cortesia em algumas rotas, como a Norwegian Cruise Line, mas a grande maioria não: você tem que comprar o pacote. Como falei, o pacote é cobrado por dia, por pessoa e não dá pra só uma pessoa da cabine comprar, tipo você compra pra você e seu marido não: os dois tem que comprar. Também não é possível comprar esse pacote só pra dias específicos, tipo só pro dia que o navio passa navegando: você tem que comprar pro cruzeiro inteiro.

 

O que acontece é que esses pacotes são bem caros, nessa nossa última viagem custava cerca de 80 dólares por dia por pessoa. Faça as contas considerando que um drink custa uns 10-12 dólares, uma taça de vinho uns 10 dólares e uma cerveja uns 8-9 dólares. Se achar que vai beber tudo isso por dia, vá em frente! Em nosso caso, não achamos que compensava, valia mais a pena comprar as bebidas à parte, quando tivermos vontade.

Foto dos drinks da minha Irmã!

 

O pacote de bebidas pode ser adquirido a bordo e também com antecedência, no portal das cias marítimas.

 

Leve seu vinho a bordo!

 

Muita gente não sabe, eu descobri apenas nessa última viagem, mas todo mundo pode levar vinho à bordo, e assim economizar com a bebida no jantar. Vejam o que está escrito no site da Royal Caribbean (que foi a empresa que viajamos):

 

"Os hóspedes podem levar seu próprio vinho e champagne a bordo apenas no dia do embarque, limitado a 2 (duas) garrafas de 750ml por cabine" - Clique aqui para ler na íntegra.

No site da Norwegian Cruise Line tem uma informação parecida:

 

"Sim, os passageiros podem trazer garrafas de vinho lacradas a bordo para consumo pessoal. As garrafas serão inspecionadas antes do embarque e será aplicada uma taxa de rolha de $15.00 USD para uma garrafa de 750 ml ou $30.00 USD para uma garrafa Magnum de 1,500 ml. Caixas de vinho não são permitidas a bordo." - Clique aqui para ler na íntegra.

 

Convém sempre consultar essa informação antes de viajar, mas pelo que percebi, parece ser meio padrão.

 

Nós levamos então duas garrafas em nossa mala de mão, minha Irmã levou mais duas, e assim tivemos uma garrafa de vinho por noite à bordo do nosso cruzeiro!

 

Vale ressaltar que o navio pode cobrar uma taxa de rolha por esse serviço, porém não nos cobraram nenhum dia.

 

Em dia de navegação, acorde cedo!

 

No dia de navegação todo mundo costuma ter a mesma ideia: ficar torrando no sol, curtindo a jacuzzi ou as piscinas. Por isso, vale apenas nesse dia colocar o despertador mais cedo para você garantir seu lugar preferido: seja na muvuca ou longe dela!

 

Nós sem querer nesse dia acordamos bem cedo, vimos o nascer do sol no mar e escolhemos o espaço para ficar o dia todo - o deck estava bem vazio ainda e foi ótimo!

Nesse dia conseguimos pegar uma cabana para passar o dia!

 

Procure fazer suas refeições no restaurante principal - é melhor que o buffet!

 

Via de regra, o restaurante principal do navio é onde todas as noites é servido o jantar formal. Porém, ele costuma funcionar, se não todos os dias, em alguns deles também para o café da manhã e almoço - essa informação você encontra no "Cruise Compass", que é aquele jornalzinho com as informações do cruzeiro entregue pelo seu camareiro diariamente na sua cabine.

Freestyle Daily na Norwegian, Cruise Compass na Royal Caribbean!

 

As refeições no restaurante principal são sempre melhores do que no buffet, que é onde geralmente se toma café da manhã e se almoça. Por isso, fique ligado e, se quiser uma refeição mais completa e menos fast food, se programe para ir ao restaurante principal.

Café da manhã premium no restaurante principal! 

 

Turno de jantar: sim ou não?

 

O esquema de jantar clássico em um cruzeiro é o seguinte: quando você faz sua reserva para um cruzeiro, precisa escolher se prefere jantar no turno mais cedo, por volta das 18h-19h, ou mais tarde, por volta das 20h-21h. E aí todos os dias seu jantar é no mesmo horário, na mesma mesa, com os mesmos companheiros de mesa (já que muitas vezes as mesas são grandes e compartilhadas por vários grupos/casais diferentes) e mesmo garçom.

 

Tem quem ame esse esquema e tem quem odeie, e as cias marítimas estão começando a flexibilizar um pouco esse jantar formal. Há alguns anos era assim e pronto, mas hoje em dia é possível encontrar alternativas.

 

Quando viajamos com a Norwegian Cruise Line, se não me engano não havia essa opção de turno 1 e turno 2, nós escolhemos os horários de nosso jantar dia a dia, em restaurantes diferentes e sempre só nós dois na mesa. Foi ótimo!

 

Nessa última viagem com a Royal Caribbean, havia a opção do turno cedo e turno mais tarde para quem quisesse e também a opção flexível que eles chamam de My Time Dining, em que nós escolhemos os horários de jantar dia a dia, só nós na mesa. Foi o que fizemos!

No restaurante do Navigator of the Seas, que foi o último cruzeiro que fizemos, os dois andares superiores eram para turnos de jantar e o andar térreo, de onde tirei a foto, era para quem estava no esquema flexível My Time Dining.

 

Verifique sempre o opção de jantar no seu cruzeiro, veja se você tem que escolher um turno ou se pode escolher a opção flexível. Se você não for atrás dessa informação, alguém vai escolher por você - seu agente de viagens ou a própria cia marítima.

 

Eu, particularmente, prefiro a opção flexível, principalmente porque no esquema tradicional de turnos, as mesas costumam ser são compartilhadas se você estiver em um grupo pequeno (um casal, por exemplo). Você pode pegar companheiros legais ou uma turma mala, e ter que jantar com eles até o fim da viagem, já pensou?

 

As reservas dos horários de jantar podem ser feitas pelo portal da cia marítima, após a criação do seu log in. Nós embarcamos já com as reservas todas feitas. Não sei se é sempre assim, mas nessa viagem nós acabamos sentando na mesma mesa (só nós 4) e fomos servidos pelo mesmo garçom.

 

APP da Cia Marítima - baixe antes de viajar!

 

Hoje em dia acredito que todas as armadoras tenham um APP para você baixar e usar antes e durante sua viagem. O APP da Royal Caribbean foi ótimo: com ele podíamos reservar passeios, refeições nos restaurantes inclusos e nos pagos à parte, consultar nossa conta a bordo e também ter a planta de todo o navio na palma da mão! Há uma rede wifi a bordo exclusiva para o uso desse APP, com acesso gratuito. Vale a pena já baixar antes de sair de casa para garantir o uso a bordo!

 

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload