SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

FEED INSTAGRAM

Ítens mais usados do enxoval de bebê

Hoje vim contar o que mais temos usado no enxoval do Vicente. Gostava muito de ver esse tipo de conteúdo quando estava grávida, porque a gente tem uma infinidade de opções e coisas para comprar e escolher que ficamos totalmente perdidas - é um mundo novo, ainda mais para quem é mãe/pai de primeira viagem!


Venho anotando em meu celular tudo o que tenho usado bastante para não deixar passar nada. Tenham em mente que essa é a minha experiência, OK? Esse assunto é bastante pessoal, e o que funciona conosco pode não funcionar em outras famílias. Se quiserem posso fazer também um post sobre as coisas que eu não usei - não foram muitas, mas posso citar algumas!


Poltrona de amamentação

Invistam em uma poltrona de amamentação. É de longe o ítem mais usado e eu quase não a comprei! Vou contar.

Ao planejar o quarto dele eu cogitei comprar uma poltrona mais moderninha que eu pudesse usar depois em algum outro cômodo da casa. Ainda bem que minha mãe me convenceu de que valeria a pena comprar a cadeira de amamentação: com apoio de braços na altura certa, apoio para cabeça, puff e com balanço. Compramos na loja Allegrini Kids, na Rua Teodoro Sampaio em São Paulo, depois de muita pesquisa - foi o melhor custo/benefício que encontramos. A poltrona é MARAVILHOSA. Não dá vontade de sair dela, parece que te abraça! Assim que Vicente nasceu, ainda na maternidade, percebi a importância de ter um lugar confortável para amamentar - a poltrona de lá era péssima! Cheguei em casa e foi maravilhoso ter aquela poltrona deliciosa, mega confortável e desenhada para esse momento. Nas primeiras noites eu tentei amamentar na cama e foi terrível, fiquei com uma baita dor nas costas, e logo na segunda semana já passei a amamentá-lo sempre na poltrona, dia e noite. Até hoje são horas do meu dia que eu passo na poltrona, então essa compra foi muito acertada, mesmo que eu não faça nada com ela depois (o que eu duvido, porque não quero desapegar nunca, peguei amor! hahahaha), o tanto que eu usei já valeu o investimento.

Minha poltrona com a almofada de amamentação, que é o próximo ítem!

Kit almofada de amamentação e trocador americano

Comprei no Elo7 um kit que vinha uma almofada de amamentação e trocador americano (que é um modelo que tem as laterais elevadas, para diminuir risco de quedas). Ítens muito usados também - o trocador usamos desde que ele era novinho, e é super fácil de limpar porque tem uma capa protetora de plástico. Ele fica em cima da cômoda, em uma altura perfeita. A almofada eu usei muito no começo, quando ele era menor. Agora que está grandão eu uso só uma almofadinha para apoiar meu braço, mas no começo foi super importante para ajudar a ajeitar o bebê no colo.

Trocador com a almofada

Placas de hydrogel e bolsinhas de gelo para os seios

Já contei no meu relato de amamentação (clique aqui pra ler) que usei muito umas placas de hidrogel e uma bolsinha de gelo pequena para aliviar as dores do início da amamentação. Para amamentar foi só o que usei: não usei absorvente de seios, concha, bico de silicone e a pomada de lanolina foi pouquíssimo usada.

Placa de hidrogel e as bolsinhas de gelo (que comprei na Daiso, loja de coisas japonesas e que não é pra seios, mas foi o que usei e deu muito certo pois sao pequenininhas e cabiam no sutiã!)

Falando em bolsinha de gelo, encontrei essa aqui na farmácia semana passada e tirei foto pra vocês, é uma que é específica para seios. Nunca tinha visto para vender!

Babá eletrônica

No começo, quando ele dormia em nosso quarto (até 2 meses e meio foi assim), não usamos nada a babá eletrônica, cheguei a questionar se devíamos ter comprado. Foi ele passar a dormir no berço que percebi como é útil! Usamos todas as noites a partir do momento que o colocamos no berço. Nosso modelo é um modelo simples da Motorola e eu adoro. Ele fica do lado da minha cama e assim consigo vê-lo e ouví-lo a qualquer hora da noite. A babá é muito sensível, não precisa ter medo de não ouvir. Dá pra ouvir tudo perfeitamente.


Água+Algodão+Maizena

Quando estava grávida vi alguns vídeos de uma brasileira que mora em Londres e ela explicou que lá não se tem o hábito de ficar passando pomada para prevenir assadura. O normal lá é você usar pomada apenas se/quando houver a assadura. Lembro que isso fez muito sentido para mim e por isso não comprei nenhuma pomada de enxoval antes dele nascer.

Assim que ele nasceu, a orientação que recebemo da pediatra foi: limpar o bumbum com algodão embebido em água, secar bem (abanando, assoprando ou com um lencinho de papel dando "batidinhas", que é como fazemos) e passar um pouco de maizena no bumbum, pois a maizena absorve a umidade e o bumbum fica sequinho e não assa. A pediatra ensinou que assadura ocorre quando há umidade no local, e se você manter tudo bem sequinho, não vai assar. Fizemos isso desde o começo e até hoje (Vicente com 8 meses) deu super certo, ele ficou assado pouquíssimas vezes, no máximo um pouquinho vermelho.

E lenços umidecidos? Os pediatras não recomendam usar no dia a dia porque têm química e podem fazer mal à pele sensível do bebê. Eu não sabia disso e acabou que usamos bem menos os lenços do que achei que usaríamos, o que foi bom pois ainda tenho um estoque razoável. Usamos até hoje somente para remover o excesso do cocô. Depois, água e algodão para finalizar a limpeza e remover a química do lencinho da pele dele!

Quando Vicente completou aproximadamente três meses, reduzimos muito o uso da maizena, pois ele passou a fazer cocô só algumas vezes na semana e por isso a região estava sempre sequinha. Hoje em dia não usamos mais - e ele não assa!

Uma dica que vi na internet e que super funciona: na bolsa dele eu levo um porta acetona com água filtrada e um potinho de algodão, assim consigo mesmo fora de casa continuar fazendo a higiene dele com água e algodão, deixando o lencinho pra casos extremos rsrsrsrs! Melhor pra ele e pro bolso também né, já que algodão é muito mais barato que lenços umidecidos.

Meu kit de água e algodão que levo na bolsa do Vicente

Kit Higiene

Ainda no setor de troca de fraldas, uso muito o kit higiene que comprei no Elo7. Outro dia vi uma moça falando que kit higiene é só para enfeite e pensei: como assim? Rsrsrsrs. Usamos muito! Em um pote, algodão. No outro, cotonete. No pote com pézinho, água que troco diariamente (para molhar o algodão). No frasco, álcool gel. Não comprei garrafa térmica e não usei nenhuma vez água quente para limpá-lo (nem no inverno!), pois não senti necessidade.

Pomada de nistatina + óxido de zinco

Quando o Vicente teve uma pequena assadura, a pediatra indicou comprar alguma pomada que tivesse nistatina e óxido de zinco. Comprei uma genérica baratinha que funcionou muito bem, em poucas horas a assadura estava curada! Em oito meses de vida dele, usamos apenas 2/3 da bisnaga da pomada, para vocês terem ideia de como foi super tranquila essa parte de assadura fazendo do jeito que fizemos.

Baleia musical

Comprei nos Estados Unidos, em uma loja de outlet, uma baleia musical da Carters. Comprei porque achei fofa, e nunca achei que usaria tanto! Ela é uma baleia musical, toca músicas e também sons da natureza, e além disso projeta no teto a lua com estrelinhas! É a coisa mais fofa, e tem também a função de timer de 15, 30 ou 60 minutos e regulagem de volume. Uso toda noite enquanto amamento o Vicente. Não é algo essencial, mas acho que ajuda a criar um clima tranquilo para ele dormir, as musiquinhas de ninar são uma graça. Quando coloco ele no berço, ligo o timer de 15 minutos para a baleia continuar tocando. Usamos demais!

Baleia em uso durante amamentação!

Ofurô

Em uma das primeiras consultas do Vicente no pediatra, ele sugeriu que déssemos banho de ofurô nele - ele tinha muita cólica e era muito agitado quando novinho, e ele disse que ia ajudar. Nunca coloquei muita fé em ofurô, apesar de minha irmã ter me dito que acalma muito os bebês. Meio sem acreditar acabei comprando um e acabou que usamos muito! Vicente adorou, ficava nadando igual um peixinho e usamos até ele não caber mais lá. Valeu muito a pena porque não é algo caro e eu achei que o relaxava bastante. No YouTube há um vídeo bem legal ensinando a usar o ofurô com bebês, clique aqui pra assistir.

Peguei o ofurô para tirar foto e não consegui acreditar que ele já coube nesse baldinho!

Tesourinha e lixa

Mãe de primeira viagem que eu era, não tinha ideia de como faria para cortar as unhas do meu filho, que já nasceram grande e crescem muito rápido! Cogitei usar o trim, mas desisti e uso desde RN no Vicente uma tesoura da Mundial que é meio curvadinha. É excelente! Depois de cortar, eu lixo com uma lixa comum, com bastante delicadeza.

A ponta curvada da tesourinha faz toda a diferença!

Meia com bichinhos

O Vicente usa até hoje somente meias nos pés ou então fica descalço. Sapatos muito raramente, apenas para alguma foto. Acho muito desconfortável e inútil, já que ele ainda não anda né? Compramos para ele várias meias com bichinhos na ponta. Além de achar fofo, elas serviram por muito tempo como um tipo de brinquedinho, já que ele adorava ficar pegando o pé e brincando com as meias.

Comprei esse kit com seis pares de meias no Mercado Livre, muito fofo!

Canguru

Não me adaptei muito bem com o sling, mas super bem com o canguru! Usamos muito até hoje (e acho que vamos continuar usando até quando conseguirmos sustentar o peso dele!). Após alguma pesquisa optei por um modelo da Ergobaby (o Omni 360) e recomendo demais. Ele é muito bom, super fácil de vestir e dá pra usar desde recém nascido. A atenção que se deve ter na compra e uso do canguru é em relação ao ângulo de abertura das pernas do bebês, vejam a foto abaixo a posicação correta (ilustração da direita). Procurem modelos ergonômicos!


Fonte da imagem: International Hip Dysplasia Institute - https://hipdysplasia.org/

Meu amado Ergobaby. Usamos quase todo dia!

Bolsa de maternidade

A bolsa do Vicente é uma da Kipling que comprei nos EUA. Foi uma ótima compra, acho ela excelente (além de linda). É cheia de divisórias, vem com um trocador, é leve, dá pra prender no carrinho... Enfim, super nos atende!

Espero que tenham gostado!

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round