SIGA-ME!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

FEED INSTAGRAM

Visita à Vinícola Guaspari - Espírito Santo do Pinhal (SP)

No final de semana passado nós fomos com um casal de amigos conhecer a Vinícola Guaspari, no interior de São Paulo, em Espírito Santo do Pinhal (cerca de 2 horas e meia de carro) e hoje vou contar aqui no blog como foi – um super passeio para quem gosta de vinhos!

Quando decidimos ir, entrei no site da vinícola para reservar e todas as modalidades de visita estavam lotadas. Mandei uma mensagem pelo Instagram e me informaram que no fim de Maio iriam abrir a agenda de Junho. Certo dia, pelo Instagram mesmo eu vi uma postagem de que a agenda estava aberta e logo fui reservar nossa visita. Fazer a reserva foi meio estressante: o site caía, estava super lento, o calendário não carregava, o pagamento não processava. Enfim, demorei mais de uma hora tentando e por fim consegui. A procura está enorme, li vários comentários de pessoas reclamando sobre o site, acho que os servidores não estão preparados para tanta procura. Mesmo hoje, quis entrar no site para buscar informações para esse post e o ele estava fora do ar. Precisam investir um pouco no site!


Nós queríamos ter feito a visita Vista, porém em Junho ela só estava acontecendo às sextas feiras, então reservamos a Visita Express, em um sábado – R$ 98,00 por pessoa e inclui a visita com degustação de 3 rótulos da casa.


Sábado chegou, e lá fomos nós. Saímos às 10:00hs da manhã, pois nossa visita era às 14:30hs e nós decidimos almoçar na estrada. Chegamos por volta das 14:15hs, estacionamos e nos dirigimos à sede da vinícola (que é linda!). Tiramos algumas fotos e ficamos aguardando o início da visita. O tempo estava delicioso, céu azul e fresquinho.

Logo o Adriano, nosso guia, chegou e se apresentou, nos entregando uma sacola com uma garrafa e água e uma taça com a pombinha do Espírito Santo estilizado, símbolo da Guaspari. Quem aí adora um mimo? kkkkkk

A visita foi uma delícia, começamos assistindo a um rápido vídeo contando um pouco a história da vinícola e seguimos visitando os vinhedos (que estavam carregados, pois lá eles utilizam o método de dupla poda e portanto a vindima é feita no inverno!) e lá provamos o vinho branco de entrada, o Vale da Pedra Sauvignon Blanc.

De lá fomos para a indústria, onde ficam os tonéis e em seguida para uma varanda deliciosa onde degustamos o Vale da Pedra tinto Syrah, e o Vista da Serra, também de uva Syrah, meu preferido! Todo o passeio é acompanhado por explicações do guia, que é excelente! Por fim, visitamos a sala dos tonéis, onde os vinhos envelhecem.

Rótulos que degustamos no último sábado - Vale da Pedra Branco 2019, Vale da Pedra Tinto 2019 e Vista da Serra 2018.

Ficamos muito impressionados com os processos e qualidade das máquinas da Guaspari, tudo de primeira qualidade eles realmente investiram muito para conseguir produzir o melhor vinho possível e estão colhendo frutos. Os vinhos deles são muito bem avaliados, alguns foram premiados em competições internacionais e hoje encontram-se nos melhores mercados e cartas de vinhos de restaurantes renomados de São Paulo.


A visita terminou (foram 2 horas de visita – isso porque era a express. Achei super completa!) e fomos aproveitar o fim de tarde no Wine Bar da vinícola, delicioso! Lá provamos o Vista do Bosque, de uva Viognier, e ficamos todos apaixonados por ele, que vinho! Para acompanhar uma tábua de queijos e frios maravilhosos que completaram o brinde – e que estava tão boa que esqueci da foto.

Meu Guaspari preferido - Viognier Vista do Bosque!

Mesas do Wine Bar, com vista para o vinhedo!


Ao anoitecer, fomos conhecer a loja da vinícola, e garantimos nossa garrafa do Vista do Bosque, nosso preferido, e também trouxemos para casa um saco de café, também produzido na propriedade e que até poucos anos atrás era somente para exportação.

Já sabíamos que não iriamos voltar pra São Paulo após beber, então ao organizar a viagem nós reservamos um hotel para passar a noite por lá e voltar no dia seguinte. Há diversas opções muito charmosas na região, porém tentamos em TODOS e somente conseguimos disponibilidade no Pinhal Palace Hotel, um hotel antigão que fica bem no centro – e não recomendo. Rsrsrsrs Mesmo para uma noite só, não gostamos, e achei R$ 260,00 muito caro para o que oferece. A vantagem: era ao lado do restaurante que havíamos reservado para jantar, a Trattoria Opção, tipo 30 metros.

Um brinde com Guaspari - degustamos no jantar o Vista da Mata 2018, blend de C. Sauvignon com C. Franc.


O restaurante é muito gostoso, ambiente agradável, pratos elaborados e muito saborosos, adoramos!


No dia seguinte após o café da manhã, demos uma volta rápida pelo centro da cidade e fomos à missa na Igreja Matriz da cidade, muito linda!

E antes de ir embora decidimos ir visitar a Pousada do Vinhedo, uma pousada pequena também em Espírito Santo do Pinhal que conta com um pequeno vinhedo em sua propriedade, de onde se produz um Syrah em edição super limitada. Fomos recebidos pelo Luciano Parziale, simpático dono da pousada que nos mostrou sua propriedade e nos apresentou seu vinho – delicioso, adoramos!

Queríamos levar para casa, no entanto ele disse que tinha pouquíssimas garrafas dessa safra 2018 e precisava deixar para os hóspedes das próximas semanas, porém nos vendeu diretamente de sua adega duas garrafas da safra 2017, que estava sem rótulo e ele escreveu à mão na garrafa. Recomendo demais a pousada dele, na próximas vez queremos ficar lá.

Fim da viagem, que foi a primeira que fizemos sem o Vicente! No caminho paramos em Holambra para almoçar (é meio que caminho) e almoçamos no delicioso The Old Dutch, restaurante holandês super tradicional da cidade e antes de partir, uma sobremesa e café na Zoet en Zout, uma confeitaria muito fofa que fica nas margens do lago de Holambra.

Espero que tenham gostado, para quem gosta de vinhos é um programa delicioso e pertinho de São Paulo!